segunda-feira, 5 de setembro de 2011

VOCÊ JA EXPERIMENTOU??

Pr. Fortunato.

A Bíblia no livro de Gálatas traz para nós a relação do fruto do Espírito Santo que pode ser encontrado na vida do crente: Amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, humildade, domínio próprio. Há uma luta entre a carne e o Espírito na vida do crente, o objetivo dessa luta é afastar o crente de revelar em sua vida o fruto do espírito. Todos são fundamentais para se ter uma vida abundante, porem nesse sermão, quero destacar o domínio próprio.

O que contemplamos hoje, são pessoas que agem por impulso, não refletem sobre suas decisões e sobre as conseqüências das mesmas, simplesmente querem agir no momento e no impulso. Políticos destruíram sua carreira por decisões impulsivas; Casamentos são desfeitos por decisões impensadas; Lares abandonados por filhos queixosos de decisões impensadas dos pais, Artistas que ficaram em situações difíceis diante do seu público por 'atos públicos' sem qualquer avaliação de resultados. A bíblia sagrada nos dá o manual do ser Humano Feliz, entre outras orientações, o exercício do domínio próprio como uma forma de atingirmos o que desejamos do jeito que Deus quer nos dar.

Como fazer para obter domínio próprio - é fruto do espírito santo de Deus, é o resultado de uma vida nas mãos Dele, logo o primeiro passo para obter o domínio próprio é ter uma real experiência de conversão a Jesus Cristo. O segundo passo é permitir que a palavra de Deus guie completamente sua vida. O terceiro passo é buscar uma vida de oração com o Senhor.

Obstáculos para Exercício do Domínio próprio - O temperamento é fator que pode dificultar muito no exercício do domínio próprio, contudo não deve ser uma Desculpa; é que também o temperamento pode e deve ser controlado pelo espírito santo. O apóstolo João, conhecido como Boanerges (trovão), aquele mesmo que pediu a Jesus que derramasse fogo do céu quando o povo não quis ouvi-lo, após ter seu temperamento controlado pelo espírito santo, passa a ser o apostolo ou discípulo do amor.

Egocentrismo é o outro fator muito forte na falta de domínio próprio, a pessoa coloca-se como número um em tudo, e não aceita ser contrariada, quando isso acontece vem à explosão. Precisamos verificar também o estado clinico, pois pessoas com hipertensão e não devidamente controladas, tendem a irritarem-se com facilidade.

Falta de comunhão com o Pai celestial, faz o crente irritar-se e perder o controle com coisas simples e contornáveis. Poderíamos citar outros fatores, ou você pode conhecer outros fatores, mais uma coisa vale à pena ressaltar, podemos ter sérios prejuízos em nossa vida pela falta de domínio próprio.
Você sofre desse mal? Quer tratá-lo? Verifique primeiro se você está clinicamente bem, caso positivo, comece a buscar o Espírito Santo em sua vida. Como fazer isso? Procurando viver os ensinamentos da bíblia. Tendo uma vida de comunhão e oração. Experimente exercer o auto controle e verifique os benefícios que isso pode te trazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:0" />