sexta-feira, 17 de junho de 2011

IRMÃO FRANCISCO PACHECO PASTOR E AMIGO

Como definir este homem? Talve ninguem consiga defini-lo, isso porque este homem nao e José, não João, não e Paulo, não Tiago, não Pedro, não e Jesus. Mas com certeza, este homem tem um pouco de cada um deste nomes ja citados. Paciencia, amor, longanimidade, ousadia, espirito missionario, pastor, amigo, companheiro pai, e muitos outros adjetivos mais. Este homem e Francisco, para os mais proximos nosso irmão Pacheco. Exemplo dos fieis no trato, na palavra, na verdade, na cinceridade. Homem cujo coração não existe Dolo.  Posso defini-lo hoje como meu amigo irmão pacheco.  O que sinto hoje, nao posso descrever, mais posso dizer do privilegio que tive de ser seu companheiro, de reunião de viajens de lagrimas e de ministerio. Nunca o vi reclamar, e muito menos menospresar obreiros de lougradouros tão pobres, mais, sempre o vi falar que  a maior herança e o bem de ser humano e a fidelidade e a cinceridade com Deus. nao vou dizer adeus e muito menos thau, mais direi até logo amigo, daqui a pouco nos encontraremos novamente nos ceus.  Quando todos pensavam que os ceus estava estranho no dia 15, o que acontecia era a preparação para sua chegada, afinal de contas la em cima tem um grande amigo seu, que sempre te esperou chegar(Jesus).  A sua falta sera notada de norte a sul deste grande estado da paraiba, onde voce amigo se entregou com um unico objetivo, ver a obra de Deus crescer. Lembro-me de voce amigo irmão pacheco, contando as historias de batalhas e  os momentos de alegria na sua trajetoria ministerial, como lembro das horas de viagens, falando do amor de Deus. Te amo companheiro, nao tive coragem de lhe ver sendo hospitalizado e muito menos sepultado. Quero guardar com muito carinho na minha alma o seu sorriso, sua forma de apertar a nossa mão, seu geito meigo de perguntar pelo meu filho mais novo, que tive a honra de segura-lo nas suas mãos para ser apresentado, ha que saudade deste amigo imcomparavel.

Fortunato

quinta-feira, 16 de junho de 2011

CELEBRAÇÃO

O valor do culto - I Pd. 2:5; Mt. 4:10
"A adoração é mais importante que a pregação, porque a pregação é para o homem, mas a adoração é para Deus" - Rev. Tommy Tenney
O momento do culto é o momento da grande celebração ao Senhor. É quando a congregação se reúne para celebrar o milagre da ressurreição de Jesus, da nova vida em Cristo, da comunhão no Espírito e das conquistas espirituais.
Preparação dos ministros - II Tm. 2:15
  • no aspecto espiritual é necessário oração e leitura bíblica diariamente;

  • um jejum semanal;

  • oração e compartilhamento entre o grupo.

  • no aspecto musical é preciso realizar ensaios para que haja entrosamento (iniciar com um texto bíblico e oração);

  • ter uma lista definida de cânticos; quando forem novos, providenciar cifras;

  • manter a ordem no ensaio evitando distrações, brincadeiras e conversas paralelas que são verdadeiros "ladrões de unção";

  • é necessário total concentração durante o ensaio; estar atento às orientações, arranjos, rítmica, métricas, etc;

  • o tempo do ensaio deve ser também um tempo de ministração.

  • Repertório - Sl. 96:1
  • elaborar um repertório adequado ao tipo de reunião, ex: reunião de jovens, evangelismo, ceia, etc; o repertório de um culto dominical é diferente de um lançamento de um cd, por exemplo;

  • elaborar um repertório adequado ao tempo de duração do louvor (conferir com o pastor); Dependendo do tempo dado à ministração dos cânticos não será necessário uma lista extensa de músicas. Estar sensível e atento a isso, e como no tópico anterior, diferenciar o tipo de programação;

  • no caso de culto, é importante que o tema dos cânticos seja um só;

  • é importante que o período de louvor seja iniciado com cânticos de celebração e de guerra, seguidos de cânticos de adoração. Isso pode mudar segundo a orientação do Espírito Santo, mas é necessário ter uma ordem na sequência dos cânticos;

  • O dirigente - II Cr. 29:27-30
    O rei Ezequias estava a frente representando a liderança principal. Os líderes devem ir a frente e ensinar os seus músicos a profetizar!
    O dirigente tem uma função importante no processo de culto coletivo. É responsável em conduzir a congregação na adoração ao Senhor. Para isso precisa estar consciente da sua missão e devidamente preparado. Vejamos alguns princípios que facilitarão sua tarefa:
    a) dependência do Espírito - antes de tudo, buscar essa dependência geral, total e irrestrita, entendendo que o culto é do Espírito Santo e Ele sabe o que é melhor para cada pessoa na congregação, e dá ao dirigente as diretrizes da reunião - Rm. 8:26-27.
    b) abertura do culto - o dirigente deve procurar tratar o povo com amabilidade, encorajando-o com uma promessa da Palavra, tomar cuidado com a maneira de falar, não ser grosseiro, indelicado, etc. Esse primeiro contato é a chave para o desenvolvimento de uma ministração abençoada e abençoadora.
    c) devemos evitar - "pregações" durante o louvor, interromper a ministração para "ler a Bíblia", deixar o povo em pé por muito tempo, vestimenta inadequada, tipo roupa justa, transparente, cores chamativas, etc. Lembre-se que o louvor não é para o homem, mas para Deus! As pessoas devem olhar para Ele!
    d) sensibilidade - estar atento à maneira como o louvor está transcorrendo e explorar um determinado cântico quando perceber que está fluindo profeticamente. Evitar deixar "brancos" entre um cântico e outro; para isso é indispensável desenvolver um bom entrosamento com os músicos, combinar sinais, etc.
    e) expressão - está também ligada à inspiração que nasce do nosso tempo diário com o Senhor. A pessoa inspirada tem expressão! A principal fonte de inspiração é a Palavra de Deus. Quanto mais Palavra eu tiver mais inspirado serei. Ao meditar naquilo que canto, o resultado será uma expressão real de vida, que contagiará toda a congregação. Dessa forma, "chegarei" (ter acesso) no povo e terei a situação sob controle - Pv. 15:1.
    Os músicos - Sl. 33:3
    a) expressão - vale para os músicos os mesmos princípios aplicáveis ao dirigente na questão da expressão. Os músicos também têm um papel fundamental no louvor, principalmente o de profetizar com seus instrumentos - II Rs. 3:15. Precisam se exercitar nisto em casa, nos ensaios, nos cultos, dando total importância a esse desafio, aprofundando-o cada vez mais - I Cr. 25:1.
    b) disciplina - é fruto de maturidade musical. O músico maduro tem conhecimento de suas responsabilidades e procura cumpri-las à risca. Por exemplo: chega nos horários marcados, tem cuidado com os equipamentos da igreja, nos ensaios obedece os arranjos apresentados, controla o volume do seu instrumento, nos ensaios e antes de começar o culto, não "desperdiça" unção tocando "outras músicas" (Altar no A.T. era usado para sacrifício.
    "Palco" é diferente de "altar"), quando o arranjo pede um solo, toca somente o necessário sem se exceder, procura estar em sintonia com tudo o que acontece durante o louvor, ou seja, não é um "alienígena" em cima do púlpito (o não se exceder também se aplica ao grupo vocal).
    c) inspiração - a exemplo do dirigente, o músico sempre deve estar inspirado - I Sm. 18:10. O músico inspirado está sempre pronto à participar inclusive com cânticos espirituais (vale para o backing vocal também).
    Observando esses princípios básicos estaremos cooperando com o propósito do Pai e seremos grandemente abençoados

    terça-feira, 14 de junho de 2011

    QUEM E VOCE?

                     Ninguem deve ser condenado, criticado ou esquecido porque parou de amar detreminada coisa, e bem verdade que neste mundinbhomediocre que vivemos, as pessoas desejam que todos estejam presos aos seus caprixos, e, enquanto aluem nao dar o rado de liberdade e sempre considerada a melhor pessoa do mundo e por sinal amiga do peito.
                    Mas, basta querer sair de perto que o individuou passa do ceu para o inferno em questao de segundos, e tudo porque nao aceita ou nao quer mais se submeter ao menosprezo abandonoou até arguras sem sem contra sua alma. Porque será que as pessoas de Desu ou pelomens assim consideradas, sao tao estranha nesse ponto?
                    Ficamos alerta contra as opressoes silenciosas, pois são elas que mais nos fazem sofre, inimigos com cara de amigos, lobos com peles de ovelhas e quem sabe pessoas desequiliradas desfaçadas de pastores, que Deus tenha misericordia de todos nos, somente desta maneira será possivel, continuar ouvindo a voz de Deus.
                    Que pena, nao da mais para saber quem estar sentado ao nosso lado, ou quem e que finge adorar a Deus bem perto do altar. Por via das duvidas quem estar em pé olhe para que não caia, e que for sujo, suje-se mais, equem for lipo, bom limpe-se ainda mais. Em toda esta etapa, o melhor e cuidar de sua vida e deixar otras pessoas em paz e cuidarem de suas proprias vida.




    :0" />